segunda-feira, outubro 03, 2005

Porquinhos Doentes













O que é isto ? (Deve estar a pensar o Carlo).
De certeza que não está muito satisfeito pela Trixi lhe roubar o protagonismo na foto.

No entanto este post tem a ver com o facto de que desde que eu e a Verena fizemos a nossa página, de sermos contactados por pessoas com os porquinhos doentes que nos pedem ajuda.

Convém referir que mesmo tendo muitos porquinhos e sendo a Verena criadora, não temos conhecimentos a nivel médico para estar a indicar quais os tratamentos adequados a sintomas e quadros clinicos transmitidos por mensagens ou via telefónica que não revelam o que pode estar a afligir o animal. Mesmo por observação directa, só um médico veterinário especialista em roedores poderá indicar qual o tratamento a ser efectuado.



Tirando qualquer problema parasitário exterior, que resulte de parasitas ou fungos e que seja mais ou menos evidente, tudo o resto será pura especulação estar a aconselhar um tratamento.

Os porquinhos devem ser examinados por especialistas que receitarão os medicamentos adequados, e muitas vezes têm que ser por via injectável.

Os porquinhos são animais sociais que não gostam de dar parte de fracos para não serem expulsos do grupo, pelo que só quando se sentem mesmo mal é que se notam os sintomas, podendo a doença já estar avançada.



Com porquinhos convém agir sempre rapidamente e não esperar dias, pois isso só agrava o estado de saúde do animal, e um tratamento precoce pode salvar-lhe a vida. O porquinho não é um animal de estimação de segunda que pode ser facilmente substituido por outro. Tem todo o direito a um tratamento veterinário como um cão e um gato.

Sempre que notar algo estranho, se ele deixou de comer, se está pouco activo a um canto demasiado tempo, se tem fezes liquidas, deve o dono agir de imediato e consultar ajuda veterinária e não esperar que alguem lhe envie uma mensagem um dia num fórum. Tratamentos errados por desconhecimento do que está a causar a doença podem agravar ainda mais o estado de saúde do animal.

Por vezes a causa pode ser tão simples como gases intestinais acumulados, que se tratados rapidamente põe o animal bom de novo. Mas para isso o mal tem que ser diagnosticado por um veterinário. Se não pode ir, em último caso tente um contacto telefónico para esclarecimento.



No caso de deixar de comer, tem de se dar comida pela boca, pois se os intestinos não receberem comida o estado de saúde do animal deteriora-se rapidamente. Convém ter uma seringa sem agulha em casa de modo a administrar a comida por via oral. Em certas lojas especializadas em exóticos existe um composto especial para estas situações e em último caso pode-se recorrer aos boiões de comida para bébé de legumes e fruta que existem no supermercado.

De seguida publico um link de um site onde estão descritos contactos veterinários que podem ser muito úteis em caso de emergência. Espero que seja útil.

Directório de Contactos Veterinários..



Rui Martins

14 Comments:

At 9:24 da tarde, Blogger Unknown said...

Boa noite
Em Junho o meu filho pediu-me um hamster e o meu marido respondeu-lhe que se desempenhasse a tarefa de alimentar 2 meses a nossa cadela lhe daria um... o facto é que contra o que pensavamos, ele cumpriu essa tarefa e no dia em que fez 8 anos levamo-lo à loja de animais onde acabamos por comprar um porquinho da india fêmea a que demos o nome de Alice Cobaia. Compramos uma gaiola que para o tamanho dela estava adequado - era bebé - feno especial, ração, uma substancia para colocar no fundo da gaiola para não haver cheiros e trouxemos a Alice. No segundo dia eu fui imediatamente conquistada quando ela claramente fazia barulhinhos para me pedir festas e metia a cabeça debaixo da minha mão para que eu lhas fizesse... nunca me tinha passado pela cabeça que fosse assim. No terceiro dia notei que estava apática e deitava uma baba... levei ao nosso veterinário do costume porque estava preocupada, foi-lhe feito um exame completo, a temperatura estava boa e não apresentava sinais de infecção, pelo que se combinou que no dia seguinte passaria a tomar vitamina C (eles não sintetizam algo que eu já sabia por ter pesquisado na net)... a veterinária disse que provavelmente seria stress pela mudança de ambiente e eu tenho inteira confiança na veterinária que trata os meus cães. Nos dois dias seguintes continuou apática e hoje ao chegar a casa o meu filhote como já era habito foi imediatamente ter com ela mas estava morta. A minha veterinária tem vários porquinhos da india como clientes, pelo que não me parece que seja uma questão de falta de experiência.
Eu dava-lhe maçãs, cenoura aos bocados, bróculos que ela comia com satisfação, palha, trocava a água, limpava... não havia diarreia e parecia estar a comer. não consigo entender o que se passou com o animal nem dar uma explicação ao meu filho que sem razão nenhuma se culpa pelo sucedido. É um animal assim tão sensível que adoeça dois dias depois de vir para casa? Dos cuidados que descrevi, o que posso ter feito de mal?
A unica coisa que deram a entender na loja foi um vamos lá a ver se ela se aguenta porque ela estava com aquele outro porquinho e pode-se ir abaixo... mas morrer? Eu inclusivamente soltava-a todas as noites no chão da cozinha para ela fazer exercício e dava-lhe colo e mimos quando os pedia...
Nesta descrição alguem me pode indicar o que terei feito de mal? Algum procedimento mal? Eu tinha até o cuidado de tirar os legumes do frigorífico e deixar que ficassem à temperatura ambiente antes de lhos dar, ela mordiscava mas não me parece que fosse uma quantidade de modo a fazer-lhe mal. Será por causa da água que não era um bebedouro de bola (estavam esgotados) mas sim numa tacinha?
Eu fiquei sinceramente fã da docura deste animal, gostaria de ter outro, mas a saber trata-lo sem risco de uma coisa destas acontecer... conheço pessoas que tem um só animal e não morre por isso, duram anos. O que terei feito de mal? Os meus cães morrem de velhos, nunca me aconteceu uma coisa tão inexplicavel assim :(
Por favor contactem-me:
chokole@netvisao.pt
Agradeço quem me possa dizer realmente onde falhei :(
Carla

 
At 12:15 da manhã, Blogger o Porquinho-da-índia said...

Boa noite,

A sério que lamento imenso o sucedido. Depois de tanto trabalho dos eu filho e do carinho proporcionado ao animal, compreendo a mágoa e a tristeza. Também perdi alguns porquinhos de que gostava muito e foram dias bem tristes, principalmente quando eles morrem nas nossas mãos.

Em relação ao que disse não vejo nenhum procedimento incorrecto da sua parte. Só em relação à substância a colocar no fundo da gaiola tenho dúvidas, teria algum químico ? é que há alguns litters para gatos sintéticos que não podem ser usados para porquinhos. De resto não vejo mais nada de estranho. O que acontece por vezes são as lojas comprarem a criadores comerciais que têm os porquinhos junto com coelhos e outros animais e que são portadores de bactérias nocivas e se manifestam mais tarde quando a pessoa faz a compra. Existem algumas bactérias que os coelhos transportam e que não lhes afectam muito e que são nocivos para porquinhos. Esta seria uma hipótese de que o animal já seria portador do mal que o afectou mais perto. O que a minha veterinária me aconselha nestes casos é congelar o animal senão puder se deslocar de imediato ao Centro Veterinário e traze-lo lá para se fazerem analises que detectem qual foi o caso da morte, para que a pessoa possa saber o que afectou o animal.

Os porquinhos podem estranhar quando mudam de ambiente, mas isso não é causa para os levar à morte. Como disse, são animais doces e afáveis, que apreciam companhia e que podem viver largos anos.

Como lhe disse lamento imenso, é um caso bastante triste.

 
At 11:16 da tarde, Blogger Unknown said...

Olá
Eu pensei nisso mas o meu filho estava muito mal e portanto fizemos o funeral num dos vasos grandes. Já não lhe salvava a vida porque se salvasse não lhe faltariam cuidados veterinários.
Os produtos parecem adequados:
Comida: bunny nature RattenHappen Mix (Pedaços para ratos mix)
Litter bunny käfig-stroh 100% natural
Feno bunny
Parece tudo apropriado embora agora fiquei com duvidas em relação à ração.
Podem indicar-me um bom criador que não só me possa vender um animal de confiança como dar-me orientações de confiança sobre os cuidados a ter?
Obrigada
carla

 
At 5:54 da tarde, Blogger fran said...

eu preciso de ajuda meu porquinho da india esta arrancando os pelos e se machucando esta ate saindo sangue dos machucados o que eu faço estou desesperada por favor me ajudem ja fiz de tudo pra ele parar e o pior é que ele ñ faz isso na nossa frente deve ser durante anoite aqui em casa ñ tem nenhum outro bichinho só ele.Me ajudem

 
At 7:36 da tarde, Blogger deboravlm said...

Boa Tarde!
Tenho um porquinho-da-india, há mais de 4 anos e sempre tive muito cuidado com a alimentação dele.
sempre comeu ração, cenoura, almerão, alface, colve, capim e folha de beterraba.
além de fazer exercicios fisicos porque ele não fica em uma gaiola, ele fica solto no meu quarto desde o primeiro dia que chegou em casa, e limpo meu quarto todos os dias para não ficar um mal cheiro e também pela higiene, além de darmos muito amor e carinho para ele.
Mas só que de uns dias pra cá ele anda muito desanimado, não come, não bebe água, só fica no cantinho parado. Ele está urinando sangue e as fezes dele está escura e seca (isso quando consegue fazer alguma coisa) está chorando muito de dor.
Não temos condições de leva-lo a um veterinário que cuide de animais selvestres, pois além de ficar longe de casa também teriamos gastos com a gasolina, com a consulta medica e com os medicamentos.
Por favor será que alguém pode me ajudar?
Ele não é só um bichinhos de estimação para nós, mais é uma parte essencial em minha familia.
Se alguém poder me ajudar esse é o meu e-mail deboravlm@yahoo.com.br
Já agradecendo a ajuda ;)
Obrigada!

 
At 9:16 da tarde, Blogger Unknown said...

u bichinho esta muito mau,ele caiu de uma autura de um metro e meio,e agora não come,esta respirando muito rapido e sem para...o que eu fasso??
por favor me ajudem

 
At 2:02 da tarde, Blogger Thiago Pires PhotoGr@Phy said...

Me Desculpem Gente ..Mais sou criador de porquinhos da india em Londres..mais poxa vida eh mto irritante ver esses comentarios..como pessoas que nao tem condicoes de criar um animal podem comprar ? porque ? poderiam antes pensar nas consequencias de se ter um animal para depois comprar um...um animal precisa de cuidados especiais e tambem para se ter um animal nao basta apenas ter uma gaiola e acabou..voce precisa de tempo..e tmb uma renda estavel para estar preparado para qualquer tipo de emergencia...ai gente desculpa mais isso me irrita..saber que pessoas compram um animal sem tem o minimo de preparo...vamos por a mao na consiencia gente um animal e uma vida acima de tudo ne...

 
At 11:51 da tarde, Blogger Unknown said...

meu porquinho está muito mal ele naceu a 5 dias estava muito bem agora a pouco mas começou a sangrar pelo nariz,respirar rapido e perdeu o movimento sa patas de traz tenho 18 porquinhos com ele e para nenhum deles falta amor carinho ração agua legumes frutas etc... se alguem poder me ajudar dando dicas ficarei agradecido me mandem dicas aki mesmo meste site

Obrigado !!!!!

 
At 12:27 da tarde, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 2:37 da tarde, Blogger Unknown said...

Boa tarde, por favor, meu porquinho da india estava saudavel e ativo, porém de um dia para o outro ficou quieto no canto, e ao pegar ele percebi que não se movimentava como antes, quando coloco ele no chão percebo que ele anda desequilibrado, meio tonto, sem força nas patinhas da frente e não quer comer nada, nem tomar água! Por favor se alquem puder me orientar eu agradeço! estamos desesperados, ontem mesmo levei ele ao veterinário de silvestres, e o mesmo deu remédio para dor e gases, e pediu para que levasse para casa e ficasse vigiando e dando continuidade aos remedios de dor e gases. mas não deu nenhum diagnostico sobre o fato dele estar andando com dificuldades e torto. disse que ainda não sabe! estou com medo de piorar. pois eles são muito sensíveis e um dia de espera pode ser fatal. me ajudem por favor! agradeço.

 
At 4:53 da tarde, Blogger Unknown said...

Oii o seu porquinho ta melhor???

 
At 4:54 da tarde, Blogger Unknown said...

Oii o seu porquinho ta melhor???

 
At 4:54 da manhã, Blogger Unknown said...

Meu porquinho da india está comigo de 3 a 4 meses ganhei ele e o antigo dono disse que ele tinha um ano quando ganhei ele.Durante esses meses que ele esteve aqui comigo nada aconteneu. Um dia atraz ele corria pulava brinca comia toda a comida 🍴 mas hoje quando fui velo percebi ele muito fraco nao querendo comer nada e andando com dificuldade nao sei o que aconteceu e pra piorar hoje e domingo e locais aonde cuidam de animais por aqui esta fachado por favor me ajudem acho que ele não vai aguentar muito

 
At 4:52 da tarde, Blogger Unknown said...

Tem que dar vitamina c

 

Enviar um comentário

<< Home