quarta-feira, outubro 20, 2004

Forragem da Gaiola

Decidi recentemente mudar a forragem da gaiola dos meus pequeninos, passando a cobrir o fundo da gaiola com feno em vez de raspas de madeira.

Cada vez mais penso que este é um assunto muito importante visto a forragem e a frequência com que é mudada, poder contribuir para o aparecimento ou a falta de várias doenças. Como o Peter Gurney diz, um porquinho limpo é um porquinho saudável. Quanto mais pesquiso, mais encontro nos artigos veterinários e livros de especialistas, que as raspas de madeira devem ser evitadas. Podem provocar doenças respiratórias, o que é mais grave no caso dos porquinhos, que já são predispostos às mesmas. Por outro lado, as raspas de madeira podem facilitar o aparecimento de doenças de pele, principalmente os problemas com fungos, pois secam demasiado a pele e o pêlo dos porquinhos. Além disso, as raspas de madeira absorvem muito bem a urina dos porquinhos, mas não a deixa evaporar, não sendo muito higiénico e podendo levar à acumulação de amónia (azoto transforma-se em amónio pela acumulação de urina ou de restos de comida – afecta gravemente o processo respiratório). Um dos materiais que é aconselhado então para forrar a gaiola dos nossos meninos, é colocar bastante jornal e cobri-lo completamente com bastante feno, assim os porquinhos estão constantemente a comer e o jornal deixa evaporar a urina. O facto de os porquinhos morderem ou mesmo ingerirem algum jornal não é preocupante. Primeiro porque eles apenas trincam no início por curiosidade e não em quantidades suficientes para que a tinta do jornal possa afectá-los. De qualquer forma, se parece que o porquinho anda a comer demasiado jornal, então é melhor deixar de o colocar.


Mas o mais importante relativamente à forragem é a frequência com que ela é mudada e que a gaiola é limpa.
Recentemente encontrei três pequenas larvas de mosca no fundo da gaiola que felizmente não trouxeram nenhum problema, visto estarem apenas na forragem e não nos porquinhos, mas poderia ter sido grave se os ovos tivessem sido colocados em alguma possível ferida do porquinho, alojando-se debaixo da pele. Se isto acontecer e as larvas de desenvolverem, podem mesmo alimentar-se do porquinho e matá-lo em poucos dias. Na pesquisa sobre esse assunto, finalmente compreendi a necessidade de mudar e limpar a gaiola com mais frequência.
Claro que o ideal seria limpar a gaiola todos os dias, mas mudar e limpar a cada 2 ou 3 dias já previne o desenvolvimento dos organismos que provocam as mais variadas doenças, sejam bactérias ou mesmo os ovos de mosca por exemplo. Limpando com esta frequência interrompe o ciclo de vida destes organismos, não os deixando desenvolver-se e consequentemente afectar os nossos bichinhos. Se alguma vez sentirem o cheiro de amónia ou virem fezes com fungos (camada branca por cima), então a gaiola tem de ser limpa com mais frequência. É bom também usar um desinfectante próprio para gaiolas de roedores, uma vez por semana, principalmente nos cantos com mais acumulação de urina, já que estes são os preferidos dos esporos dos fungos. Depois de secar, colocar então a nova forragem e não deixar os porquinhos por perto enquanto se desinfecta a gaiola.


Fontes:
British Association of Rodentologists - Advice Sheet 5, Routine Care
Peter Gurney - Guinea Pig, a pratical guide for your guinea pig
V.C.G. Richardson - Diseases of domestic guinea pigs

3 Comments:

At 12:02 da tarde, Blogger heartgirl said...

Olá,

O teu blog é muito interessante! Já o adicionei nos meus favoritos!

Cumprimentos

 
At 4:41 da tarde, Blogger Unknown said...

toma no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

 
At 4:43 da tarde, Blogger Unknown said...

vai se catar seu merda q blog mais hororosooo ridicilo

 

Enviar um comentário

<< Home