quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Cavia Aperea - O Porquinho selvagem














Os ancestrais dos nossos porquinhos são os porquinhos selvagens que ainda vivem em grande número em liberdade. Estes vivem numa grande área do continente Sul-Americano. Podem ser encontrados tanto nos campos, como nas savanas, florestas e mesmo montanhas até uma altura de 4500 metros. Os porquinhos selvagens vivem em tocas por debaixo da terra ou em buracos nas rochas.

São animais sociais que vivem em grupos estruturados hierarquicamente. Um grupo consiste num macho adulto , denominado de alfa, várias fêmeas e suas crias e o número de elementos varia entre 5 e 20. Estes grupos podem viver próximos de outros grupos. O macho quando atinge a puberdade, cerca dos três meses, é expulso do grupo pelo macho dominante e vai procurar formar o seu grupo com outras fêmeas.

Os porquinhos selvagens estão activos de madrugada e saem das tocas aos nascer e pôr do sol para irem procurar comida. Durante o dia ficam nas tocas a dormir.
São animais vegetarianos puros. Comem normalmente ervas, folhas, casca de árvore, frutas e sementes.

A côr do pêlo é genticamente igual à côr agouti dourado ( de aparência acastanhada ) dos porquinhos de estimação. No entanto tende mais para o castanho acinzentado do que para o castanho avermelhado, sendo uniforme ao longo do corpo. O seu pêlo têm uma estrutura mais áspera, porque alguns dos pêlos são mais longos e destacam-se do corpo.

Na estrutura do corpo existem grandes diferenças para os seus parentes domésticos. Os porquinhos selvagens são mais delgados, com pernas mais fortes, que lhes permitem serem muito ágeis e darem saltos de 70 cm. O peso varia entre os 500 e os 600 gramas para animais adultos. A cabeça é mais longa com um nariz menos arredondado, orelhas espetadas e olhos escuros.

Algumas pessoas têm porquinhos selvagens em cativeiro. No entanto não deve ser esquecido que eles pertencem ao mundo selvagem e não são animais de estimação. Não são muito amáveis e não é fácil tê-los como animais domésticos. Precisam de uma gaiola muito grande quer lhes ofereça possibilidade de correrem. Têm também muitos problemas com a comida para porquinhos domésticos. É sempre um grande esforço ter animais selvagens em casa e a pessoa deve pensar se não é melhor adquirir um domesticado.

Texto de Verena Fuchs