

O que é isto ? (Deve estar a pensar o Carlo).
De certeza que não está muito satisfeito pela Trixi lhe roubar o protagonismo na foto.
No entanto este post tem a ver com o facto de que desde que eu e a Verena fizemos a nossa página, de sermos contactados por pessoas com os porquinhos doentes que nos pedem ajuda.
Convém referir que mesmo tendo muitos porquinhos e sendo a Verena criadora, não temos conhecimentos a nivel médico para estar a indicar quais os tratamentos adequados a sintomas e quadros clinicos transmitidos por mensagens ou via telefónica que não revelam o que pode estar a afligir o animal. Mesmo por observação directa, só um médico veterinário especialista em roedores poderá indicar qual o tratamento a ser efectuado.

Tirando qualquer problema parasitário exterior, que resulte de parasitas ou fungos e que seja mais ou menos evidente, tudo o resto será pura especulação estar a aconselhar um tratamento.
Os porquinhos devem ser examinados por especialistas que receitarão os medicamentos adequados, e muitas vezes têm que ser por via injectável.
Os porquinhos são animais sociais que não gostam de dar parte de fracos para não serem expulsos do grupo, pelo que só quando se sentem mesmo mal é que se notam os sintomas, podendo a doença já estar avançada.

Com porquinhos convém agir sempre rapidamente e não esperar dias, pois isso só agrava o estado de saúde do animal, e um tratamento precoce pode salvar-lhe a vida. O porquinho não é um animal de estimação de segunda que pode ser facilmente substituido por outro. Tem todo o direito a um tratamento veterinário como um cão e um gato.
Sempre que notar algo estranho, se ele deixou de comer, se está pouco activo a um canto demasiado tempo, se tem fezes liquidas, deve o dono agir de imediato e consultar ajuda veterinária e não esperar que alguem lhe envie uma mensagem um dia num fórum. Tratamentos errados por desconhecimento do que está a causar a doença podem agravar ainda mais o estado de saúde do animal.
Por vezes a causa pode ser tão simples como gases intestinais acumulados, que se tratados rapidamente põe o animal bom de novo. Mas para isso o mal tem que ser diagnosticado por um veterinário. Se não pode ir, em último caso tente um contacto telefónico para esclarecimento.

No caso de deixar de comer, tem de se dar comida pela boca, pois se os intestinos não receberem comida o estado de saúde do animal deteriora-se rapidamente. Convém ter uma seringa sem agulha em casa de modo a administrar a comida por via oral. Em certas lojas especializadas em exóticos existe um composto especial para estas situações e em último caso pode-se recorrer aos boiões de comida para bébé de legumes e fruta que existem no supermercado.
De seguida publico um link de um site onde estão descritos contactos veterinários que podem ser muito úteis em caso de emergência. Espero que seja útil.
Directório de Contactos Veterinários..
Rui Martins